Viabilidade das Usinas Reversíveis no
Sistema Interligado Nacional

Sobre o Projeto / Equipe

Equipe



MAURICIO MOSZKOWICZ

Coordenador executivo do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre 1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS - Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.
Currículo Lattes


ROBERTO BRANDÃO

Coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL. Formado em Filosofia pela PUC - Rio e Economia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela PUC e de Economia pela Unicamp-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec. Tem realizado pesquisas na área de financiamento da expansão do setor elétrico, estratégias empresariais, Project Finance no Brasil e na Europa e avaliação de investimentos de geração e transmissão de energia elétrica. É consultor na área de finanças de empresas do setor elétrico como: Eletrobrás, Furnas, Chesf, Alusa, entre outras. Pesquisador Sênior em Finanças do Gesel.
Currículo Lattes


ANA CAROLINA CHAVES

Engenheira de Petróleo formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica (UFRJ), especialista em Meio Ambiente (COPPE/UFRJ) e doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente, atua na área de Energia e Meio Ambiente.
Currículo Lattes


DJALMA M. FALCÃO

Engenheiro Eletricista em 1971 pela UFPR, M.Sc. em 1973 pela COPPE/UFRJ, e Ph.D. em 1981 pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Desde 1974, é professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde atualmente é Professor Titular. Orientou 34 teses de doutorado e 52 dissertações de mestrado, publicou cerca de 200 artigos técnicos, e coordenou e participou de vários projetos com empresas do setor elétrico brasileiro. De 1991 a 1993, esteve como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. De 2003 a 2004 serviu como Assistente da Presidência da Eletrobrás, atuando junto à Diretoria do Cepel. Em 2004 foi elevado à categoria de Fellow do IEEE. Em 2016 foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
Currículo Lattes


FABIO DIUANA

Doutorado em andamento no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Mestre em Planejamento energético e ambiental pela mesma instituição, avaliou os impactos da penetração da energia eólica no Brasil em sua dissertação de mestrado. Formado em engenharia ambiental na UFRJ, Fabio trabalhou por 6 meses no IIASA, participou do EnerTracks Study Tour sobre transição energética e colaborou em diversos projetos de pesquisa no Cenergia.
Currículo Lattes


MIRIAN ADELAIDE RENNÓ RIBEIRO COSTA PINTO

Engenheira Mecânica formada pela Universidade Federal de Itajubá UNIFEI, com Pós-graduação em Máquinas de Fluxo pela UNIFEI. Foi professora na UNESP – Ilha Solteira de 1981 a 1985 e em 1986 iniciou sua atuação no setor elétrico brasileiro na Companhia Energética de São Paulo CESP, na área de desenvolvimento tecnológico na engenharia da distribuição e, posteriormente, na área de programação energética da operação, onde permaneceu até 2000. Em 2001 constituiu a HEDAIDI ENGENHARIA para prestar serviços de consultoria e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento P&D para empresas do setor elétrico. No período de 2001 a 2007 fez parte da equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS, atuando na área de planejamento e programação energética. No período de 2008 a 2018 prestou serviço técnico especializado para a Companhia Energética de São Paulo CESP e Empresa Metropolitana de Águas e Energia EMAE com desenvolvimento de estudos de planejamento energético para avaliar a evolução do mercado de energia elétrica, de forma a desenvolver cenários alternativos às projeções estabelecidas para a operação, análise do panorama das condições de atendimento no horizonte de curto prazo a partir de resoluções setoriais e dos resultados do PMO, análises sistemáticas estruturais e conjunturais da operação com repercussão na produção do parque gerador notadamente nos pontos com consequências comerciais para a estratégia de produção e comercialização dos Agentes. Desenvolveu os seguintes projetos de P&D: A Retomada do Conceito de Eficiência de Usinas Hidrelétricas Reversíveis UHR no Setor Elétrico Brasileiro; Sistema Integrado de Estimativa e Previsão de Precipitação para as Bacias Hidrográficas da CESP; Sistema de Aferição e Gestão Hidroenergética para a Melhoria da Produtividade em Aproveitamentos Hidroelétricos.
Currículo Lattes


JULIAN HUNT

Pesquisador de pós-doutorado na IIASA, onde trabalha nos programas de Energia e Água. Os interesses de pesquisa do Dr. Hunt incluem análise de sistemas energéticos, interfaces água-energia-terra, riscos de mudança climática e segurança energética. Atualmente, sua pesquisa na IIASA tem como objetivo criar cenários para o planejamento energético de longo prazo com demanda, geração e armazenamento sazonais (particularmente com usinas hidrelétricas reversíveis) usando MESSAGE. Dr. Hunt juntou-se à IIASA da Comissão Nacional de energia nuclear no Brasil, onde estava trabalhando em um projeto híbrido de geração de água e dessalinização do mar. Ele possui um D.Phil em engenharia de ciência da Universidade de Oxford, onde desenvolveu um sistema de apoio à decisão para otimizar projetos de energia e água no Reino Unido. Ele também é formado em engenharia química pela Universidade de Nottingham. Anteriormente, o Dr. Hunt trabalhava no ramo de energia e mudanças climáticas da UNIDO.
Currículo Lattes


GABRIEL CASTRO

Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Atuou como engenheiro de operação na Eletronorte, onde elaborava estudos dos sistemas de transmissão da empresa. Também trabalhou como analista de pesquisa energética na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde atuava na Superintendência de Planejamento da Geração (SGE) e participou de estudos como Planos Decenais, análises para leilões de energia, atendimento aos sistemas isolados e às regiões remotas e inserção da fonte fotovoltaica no SIN. Como pesquisador do PPE/COPPE/UFRJ, participou do projeto IES-Brasil, para análise do potencial de mitigação de gases de efeito estufa no Brasil; da matriz energética do Estado do Rio de Janeiro — horizonte 2030; e do Projeto SINAPSE, para incorporação de variáveis socioambientais no planejamento da expansão. Tem experiência em modelos energéticos, fontes renováveis e sistema elétrico brasileiro. Atualmente é pesquisador do GESEL/IE/UFRJ e do PPE e aluno de Doutorado do Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ.
Currículo Lattes


MURILO DE MIRANDA

Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/UFRJ, possui formação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, pela Universidade Federal Fluminense, e especialização no exterior em Energias Renováveis, pela Universidad de Jaén, na Espanha. Possui formação técnica em Administração, pelo CEFET-RJ. Autor de artigos publicados em congressos da área de Energia e Meio Ambiente. Ao longo da carreira, atuou em diversos projetos de extensão e grupos de pesquisa científica, sempre com o foco nos temas de planejamento energético, sustentabilidade ambiental, fontes alternativas e eficiência energética.
Currículo Lattes


CAMILA VIEIRA COLOMBARI

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em Estimação de estado em Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente atua como pesquisadora vinculada ao GESEL na área de planejamento energético.
Currículo Lattes


SÉRGIO VALDIR BAJAY

Engenheiro mecânico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1973. Mestre em engenharia mecânica (modalidade “térmica e fluídos”) pela Unicamp em 1976. PhD em engenharia pela University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra, em 1981. Professor do curso de engenharia mecânica da Unicamp de 1974 a 2009. Fundador (1987) e professor do curso de pós-graduação em planejamento de sistemas energéticos da Unicamp. Criador (1993) e pesquisador sênior do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp. Diretor do Departamento Nacional de Políticas Energéticas do Ministério de Minas e Energia durante o período 2001 – 2002. Pesquisador e consultor nas áreas de formulação de políticas energéticas, planejamento energético e regulação de mercados de energia, junto a órgãos governamentais e empresas, estatais e privadas, desde 1982. Membro do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma empresa estatal que realiza estudos de planejamento energético para o Ministério de Minas e Energia, de 2008 a 2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) de agosto de 2012 a agosto de 2014. Membro do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE) do Estado de São Paulo de 2011 a 2018. Membro do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) de 2013 a 2018.
Currículo Lattes


RICARDO ABRANCHES FELIX CARDOSO JUNIOR

Possui Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF - (2005), Mestrado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - (2007), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFF - (2009) e Doutorado em Planejamento Energético / Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (2014). Pela Concremat Ambiental (Coordenou HSE no Projetos Denise (JMM, Odoya e Esperanza), Coordenou Meio Ambiente e HSE do Projeto Mantiqueira, Coordenou Meio Ambiente do Sistema de Transmissão Mata de Santa Genebra, Coordenou Meio Ambiente e HSE do Sistema de Transmissão Xingu - Rio, Sistema de Transmissão do Madeira, dentre outros); Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense (Graduação de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestrado de Engenharia de Biossistemas). Professor Convidado da FGV (MBA em Gestão de Projetos do Setor Elétrico). Professor Convidado da PUC-RIO (Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental). Tem experiência nas áreas de Avaliação de Impacto Ambiental, Licenciamento Ambiental, Due Diligence, Orçamentação de produtos ambientais, Auditoria, Perícia, Avaliação de Desempenho.
Currículo Lattes


PAULO SERGIO FRANCO BARBOSA

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil-Hidráulica (USP), professor aposentado da Unicamp - área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais (Fac. Eng. Civil), Planejamento Energético (Fac. Eng. Mecânica) e Comercialização de Energia Elétrica e Gestão de Riscos (Fac. Eng. Elétrica e de Computação). Pesquisador visitante na Univ. Princeton (1999-2001), Univ. Harvard (2009-2010) e Pontifícia Univ. Comillas/Energy Systems Modeling - Madrid (2018). Pesquisador Sênior na área de energia elétrica, com larga experiência em pesquisa e coordenação de projetos de P&D para empresas concessionárias ( CEMIG GT, Duke Energy, Engie, CESP, AES-Tietê, CPFL, Eletropaulo, State Grid Brazil, etc.), entidades governamentais (MME, ANEEL, ONS e DAEE-SP), incluindo também experiência em projetos com colaboração internacional (UCLA- Los Angeles, Princeton University, Columbia Univ., Michigan State University, ETH-Zurich). Teve atuação no primeiro projeto sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis executado no Brasil (para a CESP, 2013-2014), é membro do Grupo Brasileiro de Usinas Hidrelétricas Reversíveis, sediado na Eletronorte. Teve premiações de dois trabalhos técnico-científicos apresentados no SNPTE (Curitiba, 2015), dois prêmios de produtividade em pesquisa pela Unicamp (1997 e 2011) e um premio de reconhecimento acadêmico pela dedicação ao ensino de graduação pela Unicamp (2015).
Currículo Lattes